Paulo disse que não considerava sua vida preciosa para si mesmo. Pelo contrário, sua vida somente seria preciosa se fosse gasta a favor dos outros. Mas nestes tempos de individualismo e hedonismo exacerbados fica muito difícil falar de “dar a vida” por alguém, por uma causa ou por um povo. Na passagem em que está inserido o versículo acima, Paulo cita um ensino de Jesus em que este afirma que “Dar é muito mais bem-aventurado que receber.” Modernamente temos invertido os termos desta frase para: “Receber é muito mais bem-aventurado que dar.”
E aqui estamos nos referindo diretamente aos chamados evangélicos, que na sua maioria adotaram uma “teologia” do “venha a nós o teu Reino”, esquecendo-se de que o Reino não virá se não se cumprir o que Jesus ensinou em João 12.24: “Se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, ficará só; mas, se morrer, dará muito fruto.”
Os evangélicos em geral, incluindo os históricos, estão praticando um cristianismo voltado para o próprio umbigo, buscando uma adoração de “bem-estar”, centrada no homem e não em Deus, um evangelho preso às quatro paredes de um ambiente dominado pela tecnologia e por uma devoção do tipo “fast-food”. E essas quatro paredes frequentemente mais parecem os limites de uma casa de “shows”.
Enquanto isso, lá fora os jovens se matam por ninharias, drogam-se e prostituem-se; o futebol tornou-se uma “religião”, com todas as características de fanatismo, incluindo “hinos” e “templos” (pois se agora qualquer lugar pode ser um templo, por que os estádios não podem ser?); a corrupção e o banditismo campeiam; as pessoas morrem nas portas dos hospitais; e por aí a fora.
Um “grão de trigo” individualista, que busca apenas o seu próprio prazer, jamais “cairá na terra” e por isso mesmo jamais produzirá fruto algum. Por essa razão também jamais ultrapassará os limites de si mesmo, tornando a sua vida sem nenhum valor para Deus e para os seus semelhantes; ao contrário de Paulo, que preferia que sua vida não fosse importante para si mesmo, desde que o fosse para os outros.
Pr. Sylvio Macri
Pastor da IB Central de Oswaldo Cruz-RJ
Colunista deste Portal - ADIBERJ
sylmacri@gmail.com
Pastor da IB Central de Oswaldo Cruz-RJ
Colunista deste Portal - ADIBERJ
sylmacri@gmail.com