Chorar Com Os Que Choram | Pr. Olavo Feijó
Romanos 12:15 - Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
O capítulo 12 da Carta aos Romanos pode ser lido como o livro de Provérbios, versão Jesus Cristo.
Seus conselhos e recomendações são tão revolucionários que seriam de todo impossíveis, se tentássemos cumpri-los alicerçados apenas nas nossas forças humanas. Tomemos, como exemplo, o verso 15: “Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram.”
Empatia, como todos sabem, é coisa mais profunda do que apenas simpatia. Quando simpatizamos, colocamo-nos lado a lado. Quando empatizamos, colocamo-nos dentro do outro. É outra dimensão. É um sentir que transcende limitações pessoais. É um oposto dinâmico do egocentrismo. Por isso, o sentir e expressar empatia é considerado por Paulo como uma das firmes evidências de que estamos desenvolvendo o “mesmo sentimento que houve em Cristo” (Filipenses 2:5).
Se ter empatia é transcender os limites de nós mesmos, desenvolver o tipo amorável de empatia que Cristo
transplanta em nós, é a forma divina de compartilhar amor em um mundo de ódio. Tiago, no seu estilo bem “pé no chão”, nos ensina a concretização da nossa transcendência em Cristo: “chorar com os que choram”
quer dizer, além de orar pelo maltrapilho, fazer tudo o que for necessário para lhe dar roupa adequada. “chorar com os que choram” é um dos modos de mostrar nossa fé através de obras coerentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário